Sejam Bem Vindos!!!

Esse espaço surgiu para compartilharmos experiências e discutirmos sobre LTD (Linguagem e Tecnologia Digital). Educadores... participem deixando suas sugestões, manifestando sua opinião quanto ao uso das tecnologias digitais no processo de ensino/aprendizagem de linguagem.

sexta-feira, 25 de março de 2011

CAPACIDADES DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA ÁREA DE LINGUAGEM

Eixos Articuladores para a Área de Linguagem
1 -Linguagens e processos de interação, representação, leitura e prática.
2 -Apropriação dos sistemas de representação das linguagens.
3 -Formação sociocultural nas diferentes linguagens.

1º CICLO

Eixo Articuladores 1:
Linguagens e processos de interação, representação, leitura e prática.

Capacidades
- Reconhecer as linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação.
-Ler, compreender e construir diferentes textos.

Descritores
- Expressa-se considerando as condições de produção e recepção;
- Compreende e valoriza os diversos usos da língua;
-Reconta oralmente os gêneros lidos e/ou ouvidos;
-Compreende o corpo em movimento.
-Reconhece os diferentes significados das práticas corporais.
-Aprecia, lê e expressa- se por meio das Artes
-Reconhece a função social da linguagem escrita.
-Constrói e reconstrói hipóteses leitoras a partir de conhecimentos prévios;
-Levanta hipóteses sobre informações explícitas e implícitas;
-Percebe-se e situa-se como leitor/produtor de linguagens.
-Desenvolve potencialidades perceptivas (pessoal/de mundo), imaginativas e expressivas;
-Constrói sistema sígnicos de representações e expressões.

Eixo Articuladores 2:
Apropriação dos sistemas de representação das linguagens.

Capacidades
-Codificar e decodificar linguagens.
-Fazer uso social das diversas linguagens em diferentes situações de fruição e interação.

Descritores
- Apropria-se da natureza do sistema alfabético da escrita;
-Escreve alfabeticamente;
-Reconhece o seu processo de evolução da linguagem escrita.
- Faz uso das capacidades necessárias para a leitura e escrita;
- Conhece e faz uso de técnicas, materiais e procedimentos na criação em artes.
- Cria desenhos e faz releituras de obras de Artes
- Lê e produz textos, considerando as condições de produção, circulação e recepção;
- Posiciona-se criticamente diante de textos
- Sente-se seguro para criar e expressar-se por meio das diferentes linguagens.
-Utiliza diferentes linguagens (visuais, teatro, dança e música) como forma de expressão.



Eixo Articuladores 3:
Formação sociocultural nas diferentes linguagens.

Capacidades
- Vivenciar as diversas práticas de linguagens;
-Compreender as manifestações das linguagens;
-Valorizar a diversidade manifestada nas diferentes linguagens.

Descritores
- Planeja, com ajuda, o texto a ser escrito;
- Revisa e re-elabora, com ajuda, os próprios textos;
-Vivencia o processo criativo por meio de diversos suportes das linguagens artísticas: (teatro, dança, artes visuais, música, cinema, arte midiática entre outros);
- Compreende e valoriza as diferentes variedades linguísticas;
- Respeita os diferentes modos de falar;
- Compreende os processos históricos artísticos /culturais;
- Valoriza os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;
- Expressa-se oralmente manifestando as linguagens do seu cotidiano;
- Vivencia e Utiliza as manifestações das linguagens no seu cotidiano;
-Observa, respeita e preserva o patrimônio cultural e natural identificando e diferenciando as características artísticas e estéticas.

2º CICLO

Eixo Articuladores 1:
Linguagens e processos de interação, representação, leitura e prática.

Capacidades
-Fazer uso das linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação.
-Ler, compreender e construir diferentes textos.

Descritores
- Expõe opiniões e apresenta argumentos em situações dialógicas;

- Conhece formas artísticas culturais em seus diferentes produtos/obras/manifestações nas linguagens;
- Aprecia, lê, expressa e cria produções artísticas;
- Concebe a arte como expressão e comunicação entre sujeitos;
-Reconhece-se enquanto sujeito integrante de sua cultura.

Eixo Articuladores 2:
Apropriação dos sistemas de representação das linguagens.

Capacidades
-Codificar e decodificar sistemas das diferentes linguagens.
-Fazer uso social das diversas linguagens em diferentes situações de fruição e interação.

Descritores
-Percebe o encadeamento lógico em textos escritos;
- Reconhece os objetivos, finalidades e uso social da leitura;
- Estabelece relações de intertextualidade;
- Escreve textos seguindo as convenções gráficas;
- Planeja o texto a ser escrito, considerando o assunto central, seus tópicos e subtópicos;
- Utiliza as hipóteses na construção da escrita, adequando-as às informações que recebe na interação com o contexto;
- Compreende a estrutura/funções do modo de representação da escrita;
-Desenvolve, correlaciona e (re)significa sistema sígnicos de representações e expressões;
- Desenvolve as potencialidades perceptivas (pessoal/de mundo), imaginativas e expressivas na natureza e cultura;
- Percebe a produção cultural local e universal como produção histórica, contextualizando-as nas diferentes culturas;
- Valoriza sua produção artística individual e/ou coletiva como produtor/fruidor/aprendiz;
-Usa a variedade linguística apropriada à situação de produção e de circulação;
- Revisa e re-elabora os próprios textos, considerando o gênero, o objetivo, o leitor, o suporte e o contexto de circulação;
- Distingue os diversos recursos das linguagens, utilizados em diferentes sistemas de comunicação;
- Conhece e valoriza os usos e funções sociais da escrita;
- Progride nos saberes sensíveis, inventivos, técnicos, representacionais, expressivos/comunicativos e reflexivo;
- Conhece e reconhece as formas culturais, variedade de produtos, obras de arte, assim como produtores apreciadores, numa perspectiva histórica  das obras/artistas e os modos de comunicação/publicação/uso da arte;
- Aprecia e ressignifica as diferentes manifestações artísticas e culturais;
- Reconhece e se apropria dos elementos básicos das formas artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em artes.

Eixo Articuladores 3:
Formação sociocultural nas diferentes linguagens.

Capacidades
-Ressignificar as diversas práticas de linguagens.
- Compreender e valorizar a diversidade manifestada nas diferentes linguagens.

Descritores
- Experiencia o processo criativo por meio de diversos suportes nas linguagens artísticas: (teatro, dança, artes visuais, música, cinema, arte midiática entre outros);
- Vivencia os diferentes efeitos de sentido pelos diferentes usos das linguagens;
- Reconhece os discursos construídos pelas/ nas linguagens;
- Utiliza as manifestações das linguagens no seu cotidiano;
- Amplia a compreensão dos processos históricos artísticos /culturais;
-Observa, respeita e preserva o patrimônio cultural e natural identificando e diferenciando as características artísticas e estéticas.


3º CICLO

Eixo Articuladores 1:
Linguagens e processos de interação, representação, leitura e prática.

Capacidades
-Compreender e utilizar as linguagens
-Ler, compreender e construir diferentes textos, considerando as condições de produção, recepção e circulação.

Descritores
- Reconhece a arte como produção histórica cultural da humanidade, respeitando sua diversidade;
- Reconhece o corpo em todas as suas dimensões;
- Usufrui do corpo enquanto movimento;
- Conscientiza-se do corpo e de suas possibilidades de movimento;
- Reconhece as manifestações corporais sistematizadas;
- Produz significado por meio das manifestações corporais;
- Respeita e ressignifica as práticas corporais;
- Vivencia com autonomia as possibilidades de movimentos;
- Estabelece relações apropriando-se dos diferentes significados das práticas corporais;
- Amplia os conhecimentos relacionados ao corpo e às suas possibilidades de movimento;
-Associa palavras e expressões de um texto em LEM ao seu tema;
- Expressa-se usando pronúncia e entonação apropriadas em LEM;
- Entende, avalia e responde a instruções ligadas a situações de sala de aula;
- Compreende regra e instruções (manuais, rótulos. em língua portuguesa e em LEM);
- Entende as informações em situações informais em LEM;
- Compreende a linguagem como meio privilegiado de ter acesso aos conhecimentos indispensáveis para sua formação, bem como produzi-los sempre que necessário;
- Articula informações textuais e conhecimentos prévios;
- Reconhece-se como sujeito leitor e produtor de textos;
- Faz uso proficiente da língua escrita e falada;
- Valoriza a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos
- Usa os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica;
- Relaciona a produção cultural local e universal em sua produção histórica, contextualizando-as nas diferentes culturas;
- Valoriza sua produção artística individual e/ou coletiva como produtor/ fruidor/aprendiz;
- Amplia os conhecimentos sobre as possibilidades de movimento;
- Usufrui conscientemente das práticas corporais;
- Inventa e reinventa novas práticas corporais de forma crítica e reflexiva;
- Constrói novas possibilidades para a resolução de problemas relacionados ao movimento pertinente às práticas corporais;
- Relaciona imagem ao texto em LEM;
- Seleciona palavras-chave para reconhecer significados e inferir o sentido de expressões com base no contexto.
- Aprecia texto literário escrito em Língua Estrangeira ou Língua Portuguesa;
-Distingue os diferentes recursos das linguagens, utilizados em diferentes sistemas de comunicação.
- Produz textos respeitando as características do gênero a ser escrito: o tratamento do tema, a composição e o estilo;
- Reconhece diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos do mesmo tema, em função das condições de produção e recepção;
- Infere informações explícitas e implícitas.


Eixo Articuladores 2:
Apropriação dos sistemas de representação das linguagens.

Capacidades
- Codificar, decodificar e ressignificar sistemas das diferentes linguagens;
-Fazer uso social das diversas linguagens em diferentes situações de fruição e interação.

Descritores
- Identifica as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto;
- Cria novas formas de representações de sistema sígnicos ao desconstruir e reconstruir o fazer artístico;
- Vivencia os gestos que caracterizam cada elemento da Cultura Corporal de Movimento (dança, jogos, lutas, esportes, ginástica, conhecimento sobre o corpo);
- Reinventa, a partir das práticas vivenciadas, novos gestos motores;
- Reconhece os valores culturais representados em outras línguas e suas relações com a língua portuguesa;
- Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros variados;
-Identifica o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos linguisticos;
- Estabelece relação entre o texto verbal e recursos gráfico-visuais;
- Identifica a finalidade de um texto;
-Reconhece as nuances de sentido que o emprego de palavras com propriedades semânticas aproximadas provocam no contexto, observando a adequação aos objetivos do autor;
- Utiliza os conceitos e procedimentos constituídos na prática de análise linguística;
- Confirma antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura;
- Percebe o valor dos sinais de pontuação para a obtenção dos efeitos de sentido pretendidos;
- Apropria-se dos instrumentos de natureza procedimental e conceitual necessários para a análise e reflexão linguística;
- Cria produtos artísticos contextualizados com a sua realidade;
- Considera a influência das mídias na produção artística estética e poética;
- Cria novos movimentos para as práticas vivenciadas, até mesmo novas práticas;
- Aprofunda conceitualmente nos conhecimentos relacionados a Cultura Corporal de Movimento;
- Organiza momentos para a realização de práticas corporais dos elementos da Cultura Corporal de Movimento (jogos, lutas, danças, esportes, ginásticas);
- Inferi o efeito de humor ou ironia em textos;
-Identifica recursos linguísticos, procedimentos e estratégias discursivos.

Eixo Articuladores 3:
Formação sociocultural nas diferentes linguagens.

Capacidades
-Vivenciar e ressignificar as diversas práticas de linguagens.
- Compreender e valorizar a diversidade manifestada nas diferentes linguagens.

Descritores
- Identifica diferenças ou semelhanças observadas no tratamento dado a uma mesma informação veiculada em diferentes gêneros discursivos;
- Planeja o discurso oral levando em consideração as condições de produção, circulação e recepção;
- Refleti sobre o emprego dos recursos linguísticos/gramaticais adequados à produção dos gêneros solicitados;
- Seleciona procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos, interesses e gêneros;
- Conhece e usa a língua estrangeira moderna como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais;
- Aprofunda os saberes artísticos/estéticos produzidos historicamente e na atualidade nas diversas linguagens;
- Apropria-se dos meios tecnológicos para a construção do conhecimento em artes;
- Adota atitudes de valorização das diferentes culturas;reconhecer a significância da
da Cultura Corporal de Movimento para a construção das diferentes identidades culturais;
- Conhece o processo histórico da arte, reconhecendo as soluções estéticas encontradas pela humanidade nas produções artísticas;
- Percebe-se e situa-se como leitor/produtor de linguagens;
- Entende uma proposta de produção textual, atendo-se à temática na construção de seu texto;
- Monitora a própria escrita durante a produção de texto e revisa os próprios textos;
- Reconhece e apropria-se das diversas manifestações artísticas e estéticas da cultura, regional, nacional e global;
- Amplia a capacidade de reconhecer as intenções do enunciador;
- Adere a ou recusa as posições ideológicas sustentadas no discurso do outro;
- Reconhece e atribui sentido aos recursos semânticos expressivos em textos;
- Entende os gêneros literários como uma manifestação artística do ser humano;
Seleciona textos segundo seu interesse e necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário