Sejam Bem Vindos!!!

Esse espaço surgiu para compartilharmos experiências e discutirmos sobre LTD (Linguagem e Tecnologia Digital). Educadores... participem deixando suas sugestões, manifestando sua opinião quanto ao uso das tecnologias digitais no processo de ensino/aprendizagem de linguagem.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Encerramento do curso de LTD – Linguagem e Tecnologia Digital



No dia 11 de novembro de 2011 houve o encerramento do Curso de LTD – Linguagem e Tecnologia Digital ofertado pelo NTM – Sinop, com carga horária de 80 horas, sendo 50 horas de atividades teóricas no ambiente e-ProInfo e as outras 30 horas com encontros presencias de atividades práticas envolvendo WiKispaces, Google Docs, Jogos Pedagógicos de Alfabetização e Letramento, Blogs, HQ, Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica, Webquest, Mapas Conceituais e outros. 
A formadora em Tecnologia Educacional e com formação em Letras, Joana Rodrigues Moreira Leite, escreveu esse projeto de curso procurando dar continuidade às formações ofertadas pelo e-ProInfo (Curso de Introdução à Educação Digital, TIC - Tecnologias em Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC e PITEC – Projeto Integrado de Tecnologia ao Currículo), já que alguns profissionais de educação do município concluíam essas etapas e não tinham outras formações para continuar as reflexões, as discussões e as aprendizagens.


A proposta inicial da formadora era dar uma atenção especial aos professores de Pedagogia e de Letras que trabalham com a área de Linguagem, contudo, não foram apenas professores da área em questão que participaram do mesmo, houve a participação de professores de outras áreas, gestor e coordenadores pedagógicos, coordenadores de LIEDs e professores da Educação Infantil.
Nesse sentido, o momento do dia 11/11 foi de relevante importância, pois os professores puderam socializar seus projetos, compartilhando suas experiências vivenciadas nos cinco meses de formação que tinha como uma das propostas o desenvolvimento de um planejamento que consistia num projeto de ensino ou de aprendizagem para aliar as tecnologias existentes nas creches ou nas escolas.
 Segundo a formadora, inicialmente a proposta da formação era usar somente as tecnologias digitais no projeto, mas com o decorrer do curso, foi se verificando a possibilidade de aliar mídias e outras TIC junto das tecnologias digitais para a aplicação.
A professora formadora está satisfeita com os caminhos percorridos nos períodos de estudo, pois começou o curso com dois pequenos grupos, uma na EMEB Basiliano do Carmo de Jesus e o outro no NTM-Sinop, totalizando 33 cursistas dos quais 29 chegaram até o final com todas as etapas concluídas.
Diante disso, a professora Joana parabeniza todos os cursistas dessa formação pela construção de novas aprendizagens, pelas reflexões e pelos excelentes projetos realizados, que todos continuem com essa perseverança, buscando uma educação que priorize a qualidade.
Agradece ainda, o coordenador do NTM, Nilton Matsui pelo apoio, ao Prof. Ms. Edevamilton de Lima Oliveira pela contribuição e por acreditar na proposta, à diretora Gisele Faria Oliveira que abriu as portas da EMEB. Basiliano do Carmo de Jesus e participou da formação junto de suas coordenadoras pedagógicas e professores.
Tendo a certeza de ter suscitado novas reflexões, chega ao fim essa etapa da formação de LTD – Linguagem e Tecnologia Digital, esperando que o ano vindouro seja tão produtivo quanto esse e que todos continuem com a mesma motivação para construção de novos saberes num processo de aprendizagens contínuas.
Feliz Natal e um Próspero Ano Novo repleto de bênçãos a todos!!!!

Joana Rodrigues Moreira Leite
Formadora em Tecnologia Educacional
NTM-Sinop

4 comentários:

  1. É muito emocionante ver as produções e engajamento dos profissionais nas escolas. Portanto acredito que as reflexões nos fazem crescer e acreditar que educar é sempre possível.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ Joana!
    Agradeço pela sua paciência e disponobilidade para nos atender durante o curso, pois isso foi fundamental nessa caminhada.Realmente é muito importante o professor estar inserido no conhecimento de novas tecnologias para aprender e poder ensinar seus alunos com mais qualidade.
    BEIJÃOOOO

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cida!!!!
    Você não precisa me agradecer, pois sou eu quem tenho que agradecer por vocês terem se engajado tanto nesses trabalhos junto de seus alunos. Como a Gisele disse: "É emocionante ver as produções..."
    Beijuuuussssss

    ResponderExcluir
  4. Oi Joana, vc está de parabéns pelo trabalho desenvolvido no curso de LTD. Espero que vc nos ofereça outras oportunidades de aprendizagem. Bjs, Verônica

    ResponderExcluir