Sejam Bem Vindos!!!

Esse espaço surgiu para compartilharmos experiências e discutirmos sobre LTD (Linguagem e Tecnologia Digital). Educadores... participem deixando suas sugestões, manifestando sua opinião quanto ao uso das tecnologias digitais no processo de ensino/aprendizagem de linguagem.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Núcleo de Tecnologia de Sinop (NTM) conta com mais um curso de formação continuada na modalidade EaD

No último dia 11 de março a formadora em Tecnologia Educacional, Joana Rodrigues Moreira Leite, foi a Cuiabá para receber orientações da Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional SEDUC – MT para disponibilizar na plataforma e-Proinfo um curso elaborado pela própria formadora, voltado para professores que trabalham na área de linguagem.

O curso Linguagem e Tecnologia Digital será executado pelo Núcleo de Tecnologia Municipal de Sinop em parceria com a Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional SEDUC-MT e contará com observação e colaboração do doutorando em Tecnologia Educacional Edevamilton de Lima Oliveira.
Esse curso visa atender os professores da Rede Pública de Ensino, o curso terá uma carga horária de 80 horas, sendo previsto 60 horas de estudo a distância e 20 horas de atividades presenciais.
Essa proposta surgiu com o propósito de atender professores pedagogos e letrados que atuam na área de linguagens, no sentido de provocá-los para novas discussões e reflexões teórico-prático no processo de ensino/aprendizagem dessa área em questão, proporcionando diálogos significativos de aprendizagens educacionais digitais, utilizando de um diversificado arcabouço teórico pautado em alguns autores da área de educação e tecnologia para que possa constituir um novo direcionamento pedagógico para atender as inovações e demanda de saberes para a utilização das tecnologias digitais no âmbito social.
Linguagem e Tecnologia Digital será trabalhado em quatro módulos, a primeira unidade do curso objetiva trazer reflexões inerentes ao processo de ensino/aprendizagem, envolvendo práticas diversificadas para a construção de conhecimento com uso de projetos pedagógicos como fator relevante para o envolvimento do educando nas atividades desenvolvidas pela escola. Nessa proposta, será apresentado ferramentas digitais que propõem uma aprendizagem colaborativa entre os participantes envolvidos no processo pedagógico, no sentido de repensar as atuais práticas na busca de novos saberes.
A segunda unidade traz uma proposta que tem o objetivo de proporcionar discussões e reflexões sobre a questão da alfabetização e letramento digital, fator significante na sociedade atual. Diante disso, será sugerido o uso de ferramentas digitais para inclusão do educando nessa nova era que a educação e a sociedade perpassa.
A terceira unidade denominada hipertexto, fonte ilimitada de descobertas, discute a nova prática de leitura e escrita com o surgimento das mídias digitais, focalizando a existência de novos gêneros textuais com a propagação da internet e, nessa perspectiva haverá reflexões quanto ao papel do professor diante de seu aluno no que concerne a ética e a autoria no ciberespaço. Diante disso, será apresentado ferramentas digitais para uso do professor e aluno para integrar na prática pedagógica o foco da proposta da atual unidade.
A quarta e última unidade proporciona uma discussão significativa quanto a questão dos internetês e como o professor está abordando essa realidade em sala de aula. Nesse aspecto, surgirá também como proposta, uma reflexão de todas as unidades anteriores para o fechamento das discussões, propondo uma socialização de projetos desenvolvidos no decorrer do curso, instigando uma avaliação com uso dos mapas conceituais como ferramenta de construção de conhecimento.
Encontra-se a disposição de professores as inscrições para o curso Linguagem e Tecnologia Digital, com previsão de início do curso no dia  28 de março de 2011, com um encontro presencial que apresentará todo plano de trabalho e ambiente a ser explorado durante a realização dos estudos.
Para realizar sua inscrição on-line acesse aqui ou procure o NTM de Sinop.
Joana Rodrigues Moreira Leite
Profª. Formadora em Tecnologia Educacional
Núcleo de Tecnologia Municipal de Sinop

Um comentário: